Correio Popular Notícia


REFORMA POLÍTICA
Fim das coligações partidárias é aprovada no Senado

Data da notícia: 2015-03-26 12:42:19
Foto:

(Da Redação) A Proposta de Emenda Constitucional (PEC/40 de 2011), relatada pelo senador Valdir Raupp(PMDB-RO) e que estabelece o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais foi aprovada pelo Plenário do Senado, na tarde da última segunda-feira (23) em segundo turno. A matéria segue para a Câmara dos Deputados.
A PEC de autoria do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), havia sido aprovada em primeiro turno há duas semanas e faz parte de um grupo de matérias relacionadas à reforma política selecionadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelos líderes partidários. Foram 62 votos a favor e apenas três contrários, além de uma abstenção.
Pela proposta relatada por Raupp, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias (para senador, prefeito, governador e presidente). Fica assim, proibida a coligação nas eleições proporcionais, em que são eleitos os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais.
Para o senador, a aprovação da PEC/40 é um passo importante na aprovação da reforma política que o Congresso discute durante este período legislativo. O fim das coligações proporcionais dá mais representatividade aos partidos políticos, disse o senador Raupp.

49 anos do PMDB
Aos saudar os 49 anos do PMDB, comemorados na última terça-feira (24), o senador Valdir Raupp (RO) afirmou que não há como dissociar a trajetória do partido à história da democracia brasileira.
Ele lembrou que o partido nasceu destinado à oposição ao regime militar e que, sob a bandeira do então MDB, se aglutinaram todas as forças democráticas que ousaram enfrentar o regime de exceção implantado em 1964.
Após ressaltar que o PMDB nasceu com o DNA da democracia, Valdir Raupp citou alguns dos líderes históricos do partido, como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Teotônio Vilela e Dante de Oliveira.
Raupp disse que o PMDB comandou a transição democrática e continua sendo uma força indispensável à política brasileira, conferindo ao país governabilidade e estabilidade política.
?Nos seus 49 anos de existência, o Partido do Movimento Democrático
Brasileiro representa os mais profundos e legítimos anseios do cidadão. Vivemos um momento dos mais sensíveis da nossa história política. O PMDB, sem qualquer dúvida, será mais uma vez chamado a aglutinar o pensamento da nação na manutenção da trilha democrática na qual o partido sempre caminhou? afirmou o senador. Com informações de Ribamar Rodrigues ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1420 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.